terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fluir Vital

Hoje resolvi relatar como foi minha primeira doação de vida, digo, sangue...

Primeiramente busquei informações e me disseram que lá iriam furar meu dedo com uma agulha que encosta no osso, iriam tirar quase um litro de sangue, mais algumas ampolas e que a agulha seria ENORME!

Nossa, o estômago gelou, embrulhou, inflou, murchou... haviam mariposas que degladiavam-se em meu interior. Tomei coragem e resolvi que iria de qualquer forma. Mas o que verdadeiramente motivaria uma pessoa como eu? Bem, uma pessoa que conheço foi infectada com bactérias no sangue. Como o estado desta pessoa era gravíssimo, resolvi fazer minha parte. Então no dia seguinte levantei-me e fui até o SERUM, no Hospital do Carmo, próximo aos Arcos da Lapa.

Chegando lá, preenchi uma ficha e aguardei um pouco (que na verdade nem foi tanto, já que serviram um lanchinho [nhãm, nhãm!!] muito agradável). Depois fui para uma salinha e fiquei esperando ser atendido... O coração batia com força e só pensava "vamos embora, dá tempo pra desistir!". Acho que foi neste dia que descobri o quão rebelde minhas pernas podem ser – elas nem se moveram.

Fui chamado para a sala de triagem, lá o médico narrou a história dele, que vocês podem conferir abaixo:




Ele furou meu dedo com um aparelho e não doeu. Fez um exame simples, onde lançou uma gota do meu sangue num líquido azul e explicou que, caso o sangue fosse mais denso e chegasse ao fundo do recipiente em menos de 15s eu estaria apto à doação. Passei!!! (Como se o resultado pudesse ser outro, né?)


Fui para a sala de doação e lá tive a maior das minhas surpresas... Uma agulha enorme!

Pra minha felicidade, ela nem enfiou tudo, só o suficiente. A operação toda deveria durar entre dez e quinze minutos, mas só precisamos de pouco mais que cinco. Ela retirou 430ml de sangue, mais três ampolas para testes e exames. Após doar meu precioso "sanguinho" recebi mais um lanchinho. XD

Tudo correu muito bem e pretendo retornar em breve. Bem, seu lugar está reservado e caso queira juntar-se nesta causa, sinta-se à vontade.


Os resultados dos exames feitos com as amostras do sangue são enviados para a residência do doador junto com um cartão que o identifica como Doador Regular de sangue.


Sem mais... convoco-te para unir-se a mim para que assim possamos ajudar cada vez mais pessoas.

Nenhum comentário: